segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Por que eu tenho que ir embora daqui.

Eu moro em Belém desde 1999, vim pra cá com 16 anos, tinha passado a minha vida toda em Macapá. Assim que cheguei aqui pensei que essa fosse a terra prometida, gente bonita, lojas legais violência moderada. Tudo muito melhor do que a minha terra natal, sem comparação. Mas eis que 9 anos depois eu já não aguento mais essa cidade. São vários os motivos, desde a distância do eixo Rio-SP até a proximidade excessiva com Macapá.
Esse mês em São Paulo tiveram shows do REM, Offspring, Breeders, Bloc Party e outros que não consigo lembrar agora. Enquanto isso, aqui em Belém, o máximo que eu posso pensar é em ir para o ParáFolia. Isso que dá morar na periferia de um país de dimensões continentais. Outro fator que me faz desejar muito sair daqui é a proximidade com Macapá. Isso não seria um problema, afinal estou a apenas 45 minutos de visitar a minha família. O problema é que a recírpoca é verdadeira. Eles também estão a apenas 45 minutos daqui. E eles vêm. E vêm muito. Com isso cheguei a conclusão de que é melhor estar a um dia de viagem (de avião) da família, essa seria uma distância segura. Família é bom no álbum de fotos e nas festas de fim de ano. Mais que isso dá merda. Se família fosse bom Deus teria criado uma pra ele.
É claro que tem também a questão emprego. Belém não tem um mercado bom pra área de TI, mais uma desvantagem. A maioria dos empregos dessa área, e os melhores salários se concentram da grande São Paulo, coincidentemente a região que abriga também os melhores shows as melhores estréias do cinema, os melhores eventos culturais. Ano que vem, meu endereço mudará.
Radiohead em março, adivinhem onde?