terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Quem disse que uma andorinha só não faz verão?



    Toda vez que vejo o vídeo acima, me dá um arrepio. É incrível como um único cara consegue contagiar uma festa inteira, e o mais incrível é que foi ele mesmo, não foi a música nem nada mais. Tudo bem, talvez as drogas. Mas o que importa é que esta situação ilustra um caso de "comportamento de manada" muito claro. Nós seres humanos, tão racionais, tão superiores aos outros animais, nos julgamos acima desses comportamentos instintivos presentes em quase todos os animais. No entanto nós somos, muitas vezes, mais até do que percebemos, guiados por nossos instintos primitivos.
    Eu gostaria que todas as vezes que homens modernos apresentassem este comportamento de manada (onde um grande grupo começa a agir, guiado por um único indivíduo ou por um pequeno grupo) fossem tão divertidos quanto este, mas não são. Outro exemplo recente deste tipo de comportamento é o caso do micro-vestido da Geisy Arruda na Uniban. Aqui, fiquei indignado com a hipocrisia, com o machismo e falso puritanismo daquela turba que parecia estar prestes a lincha-la. Foi inacreditável ver homens e mulheres, não muito diferentes da própria Geisy, muitas meninas que gritavam, tenho certeza que tinham vestidos parecidos em casa. Muitos dos idiotas que gritavam para "estrupar ela" estavam realmente pensando em fazer isso. E no momento em que atirassem a primeira pedra, seria impossível parar.
    Além deste mau exemplo, temos outros como o nazismo, os linchamentos de bandidos, os apedrejamentos nos países árabes, o caso das bruxas de Salém, o dia em que a Talita queria sair correndo do shopping junto com uma galera (mesmo sem saber por que todos corriam) etc. Portanto pessoal, tentem não ser Maria-vai-com-as-outras. As "outras" podem estar levando você para o mau caminho. Tomem cuidado até mesmo com flash mobs, vocês podem estar indo para o caminho do ridículo.
    E eu espero que sábado tenha um doido desse pra animar a festa caso ela fique "xoxa".

Mais informações:
Excelente reportagem sobre o caso Geisy na revista Istoé.
Post no NãoSalvo sobre flash mobs.

2 comentários:

Talita disse...

eu só me assustei ta? e a miha reação foi querer correr tbm...pq as pessoas que corriam tbm estavam assutadas e com cara de medo.


Tu podes ser o cara do video sabado amor, ai tu grita: "Geyse, Geyse, Geyse!"

=P

Lincoln Noronha disse...

Já virou ferramento em motivational speech:

http://www.ted.com/talks/derek_sivers_how_to_start_a_movement.html