quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Outlook for dummies.

Mais um post para ajudar pessoas que não se dão muito bem com tecnologia. Dessa vez, a minha inspiração é o amor da minha vida, a +Talita Collares. Eu costumo dizer que no dia em que as máquinas dominarem o mundo, tenho certeza que ela vai estar lá, bem velinha, com a bengala pra cima gritando "Eu avisei! Eu avisei!".
A Talita é uma típica tecnófoba, não confia em nenhum serviço automatizado. Era engraçado quando eu ia carregar o Bilhete Único na máquina e ela entrava na fila para ser atendida por uma pessoa de carne e osso. Ela só começou a carregar o bilhete único na máquina, depois de muita insistência minha e nas primeiras vezes, tenho certeza que ela torceu contra a máquina.
Neste post, vou fazer um passo a passo para facilitar a vida dela e de quem mais recebe muitos e-mails e usa o Outlook (mas serve para outros clientes de e-mail também). No caso da Talita, ele me falou que recebe em média 200 e-mails por dia, sendo que nem todos são diretamente para ela, mas mesmo assim ela gasta tempo para ver se são para ela. Para essa situação é que existe a opção de criar filtros e pastas no Outlook para fazer uma triagem dos emails. Segue então o nosso passo a passo.
  • Primeiro, deve-se criar a pasta onde você deseja salvar os e-mails filtrados. Para isso, basta clicar com o botão direito na caixa de entrada e escolher a opção "Nova Pasta...".
  • Próximo passo, é dar um nome para a pasta que você acabou de criar e clicar em "Ok":
  •   Agora, é hora de criar o filtro. Existem várias maneiras de fazer isso, vou ensinar a que eu acho mais simples. Basta clicar com o botão direito em cima da mensagem que você deseja filtrar e escolher a opção "Regras" e o sub-menu "Criar Regra..." :

  • Na janela que vai abrir em seguida, será possível escolher várias formas de filtrar a mensagem. Você pode escolher filtrar as mensagens por remetente, por assunto ou por destinatário (se é para você ou para um grupo do qual você faça parte). Além disso você pode escolher exibir um alerta, ou tocar um som específico, para aqueles e-mails mais urgentes. Após realizar estas configurações, basta escolher para qual pasta você deseja mover os e-mails filtrados por estas regras.
    Espero que você use este tutorial +Talita Collares e passe menos tempo no trabalho e mais tempo comigo e com a Shane. ;)

Nenhum comentário: