Hoje em dia é comum ver pessoas falando que tem algum problema psicológico. “Ah, eu sou bipolar.” “Ah, eu tenho TOC.” Na maioria das vezes, essas pessoas não tem a menor ideia da bobagem que estão falando e se vissem alguém realmente doente, iriam pensar duas vezes antes de brincar com estas doenças.
Trabalho com um rapaz que tem TOC. Ele não consegue tocar em nada diretamente, precisa usar papel toalha para abrir a porta, usar o bebedouro, abrir a torneira e pegar um copo descartável. Caso ele “suje” as mãos, ele precisa lavá-las novamente e usar mais algumas folhas de papel. No começo eu achava graça disso tudo, mas depois parei para imaginar como deve ser difícil a vida dele. Quem tem alguma mania e brinca por aí dizendo que tem TOC, deveria passar algumas horas perto dele para ver como é ter um problema de verdade.
Este não é o primeiro caso de TOC que presencio, e provavelmente não será o último, dado que está se tornando uma doença cada vez mais comum e a minha é uma área propensa a ter gente problemática. No entanto não devemos confundir com manias. Mania é uma coisa que quase todo mundo tem. Eu mesmo tenho varias, principalmente relacionadas à organização (meus códigos são lindos) mas nada muito grave. Fiquei preocupado um dia desses quando eu me vi com vontade de organizar os halteres na academia, mas daí fui pro trabalho e vi o carinha lavando a mão oito vezes em sequência e percebi que não tenho problema algum.
Se você ainda tiver alguma dúvida se o que você tem é TOC ou apenas mania, olhe pra foto de cima, se sentir uma vontade incontrolável de arrumar os pesos, talvez seja a hora de buscar ajuda com um especialista. :p
Nenhum comentário:
Postar um comentário